sexta-feira, 4 de março de 2016

Exercícios Físicos



Eu sempre odiei exercícios, desde pequena. Gostava de brincar só sentada, nada de correr, nada de bola. Joguinhos e Barbie eram minhas brincadeiras preferidas. Na escola tinha um ódio mortal da educação física.
Quando eu tinha uns 10 anos comecei a fazer natação. Fiz por diversos períodos da minha vida, a última vez tinha 24 anos, ou seja, faz 10 anos. Nunca gostei, mas aturava. Academia fiz algumas vezes por curtos períodos. Caminhadas também. Nunca gostei e fazia com muito ódio no coração.
Sempre preferi passar fome do que fazer exercícios. Fazia dietas super rígidas, emagrecia, então não me importava de não fazer exercícios. Depois da bariátrica nunca mais fiz nada mesmo.
Ano passado, no mês de agosto, fiquei 18 dias internada em uma clínica psiquiátrica. Tenho problema de depressão desde os 20 anos e ano passado, na época do meu divórcio, pirei total. Foi um período muito, muito tenso, simplesmente porque na minha cabeça eu tinha a vida mais maravilhosa do mundo, duas filhas pequenas, a mais velha ainda usando fraldas e a mais nova mamando no peito. Nunca, nunquinha eu suspeitaria que meu marido queria se divorciar. Mas ele queria. E me largou rs. Eu saí da casinha. Fiz tratamento com psicóloga e psiquiatra mas não deu, em agosto eu mesma pedi pra me internar, porque não dava mais.
E o que isso tem a ver com exercícios físicos? Acontece que na clínica eu tinha muito tempo livre. E lá tinha academia. Tinha professor na academia, um cara muito legal. E tinha pista para caminhada. Incentivada pelas minhas amigas “loucas” comecei a fazer exercícios. E gostei! Era minha diversão lá dentro. Fazia musculação, alongamento, bicicleta ergométrica e caminhava na quadra.
O mais legal é que eu não estava pensando em emagrecer. Nem sabia quanto estava pesando, não me interessava. Comia normal, tudo que era servido lá. Os exercícios eram fonte de diversão e bem estar.
Quando saí da clínica me matriculei em uma academia perto de casa, pois estava de licença do trabalho ainda. Estava indo todos os dias e adorando! Aí por outubro ou novembro eu caí nas escadas da minha casa e lesionei o joelho. Precisei ficar algumas semanas afastada da academia e...nunca mais voltei.
Agora depois do carnaval resolvi, junto com a dieta, voltar para a academia. Abriu uma perto do meu trabalho e resolvi que usaria meu horário de almoço para me exercitar.
A academia é maravilhosa, grande, aparelhos modernos e tem aula de tudo que é coisa que se possa imaginar. Só que eu não tenho tempo pra fazer aula nenhuma :(
Até o fim deste mês estou compensando as horas das folgas que tirei no final do ano, ficando no trabalho uma hora a mais por dia. Para academia então eu só tenho uma hora disponível, e nessa uma hora tenho que andar até a academia, trocar de roupa no vestiário, me exercitar, tomar banho, me vestir e andar de volta até o meu trabalho. Só tenho, então, meia hora disponível. Utilizo essa meia hora fazendo musculação. Não faço aeróbicos. Tive que escolher e preferi assim.
E porque eu não faço academia antes ou depois do trabalho? Porque tenho duas filhas pequenas que precisam de mim em casa.
Quando eu terminar de pagar as horas que devo poderei ficar 1 hora e meia na academia, daí vou poder escolher aeróbicos para fazer. Esteira acho um saco! Faço, se for preciso, mas não gosto. Prefiro a bicicleta porque fico lendo e o tempo passa rapidinho...assim uno o útil ao agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário